Metso expande canais de venda na divisão de Flow Control
Ação acontece regionalmente, com destaque para o Nordeste, e por nichos de mercado. Meta da divisão é triplicar canais de vendas até 2018.
A divisão de Flow Control (FCO) da Metso vai triplicar seus canais de vendas até 2018 e parte do processo já começou com a contratação de três novos parceiros. O trio é formado pela Loopserv, empresa baseada em Salvador e que vai ampliar o atendimento à Região Nordeste, e dois especialistas: Mário Luzio Andrade, da MLDA, responsável por uma carteira de empresas de engenharia, e Sadir Sampaio, profissional com experiência anterior na própria Metso e referência no segmento de papel e celulose. Sampaio tem a missão de reforçar as ações da divisão FCO nessa área, com destaque para os mercados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
“A escolha dos novos parceiros foi um processo que consumiu seis meses e envolveu vários critérios, a começar pelo estudo dos mercados potencialmente mais atraentes e perfil dos parceiros”, resume Fabiano Baciuk, gerente regional de Vendas da divisão FCO. De acordo com ele, as três empresas são reconhecidas nos nichos que atendem, a ideia de ampliar o número de parceiros é uma forma de aumentar a presença da Metso entre os potenciais clientes. O processo de parceria envolve a padronização das informações do portfólio da Metso e inclui a disposição dos recursos da empresa, inclusive treinamentos e visitas conjuntas, quando houver essa demanda.
No caso da Loopserv, a Metso reforça seu atendimento no Nordeste e em nichos industriais importantes, especialmente em três polos petroquímicos - Camaçari, na Bahia, o do porto de Suape, em Pernambuco, e o de Maceió. “Apesar do foco no setor petroquímico, a Loopserv vai representar a Metso em vários segmentos que adotam soluções em válvulas e controle de vazão”, destaca Ever Rodrigues Lucas, diretor e fundador da empresa.
Já a MLDA terá um atendimento focado em empresas de engenharia localizadas em São Paulo e que, de forma geral, são contratadas para desenvolver projetos básicos e de detalhamento em áreas com uso intensivo de soluções de controle. Engenheiro especializado no segmento, Mário Luzio Andrade, é o profissional à frente da MLDA e do desenvolvimento desse mercado. “A Metso é uma grande empresa, com produtos de alta qualidade e tecnologia. E muito bem avaliada pelos potenciais clientes”, argumenta Andrade.
O especialista no mercado de válvulas para a indústria de papel e celulose, Sadir Sampaio, fecha o trio de parceiros. Com experiência anterior na própria Metso, Sampaio é um respeitado consultor com mais de 30 anos de bagagem: “Nossa meta é fortalecer a presença da Metso como provedor de soluções, identificando necessidades em clientes e novas oportunidades de negócios”, argumenta.
De acordo com Baciuk, a ampliação dos canais de vendas não desacelera a atuação das equipes internas da divisão FCO. “Na verdade, estamos amplificando, mas de forma inteligente e ordenada, nossa presença no país”, argumenta. Ele destaca que outros acordos estão sendo costurados pela Metso, tanto regionalmente como para nichos de mercados, e devem ser anunciados em breve. Segundo ele, a meta de triplicar o número de parceiros pode ser concretizada até antes do prazo de 2018.
Mais de 100 paradas programadas
Em 2016, clientes de vários setores da indústria utilizaram dos serviços da Metso a fim de garantir a confiabilidade e segurança de suas plantas. Somente no ano passado, os especialistas da área de Flow Control da Metso estiveram envolvidos em mais de 100 paradas programadas em todo o mundo. O ano foi uma continuação do sucesso obtido em 2015.
"Refinarias, petroquímicas, usinas de gás natural e biocombustíveis, fábricas de celulose e papel estão cada vez mais escolhendo nosso conhecimento e soluções em serviços. Nosso escopo atual inclui soluções sob medida relacionadas a paradas para manutenção, conhecimento profundo sobre as paradas e serviços", diz Anne Hassinen, gerente global de Serviços de Paradas, da divisão de Flow Control, Metso.
O planejamento da manutenção de válvulas para um projeto é sempre precedido da estreita colaboração entre o cliente e a Metso. Além da área de Flow Control, a Metso oferece serviços de paradas aos seus clientes de mineração, agregados e reciclagem.
As plantas tendem cada vez mais na direção de uma manutenção baseada na criticalidade e confiabilidade a fim de garantir a disponibilidade e evitar paradas dispendiosas para manutenções não planejadas. Os serviços de gerenciamento de bases instaladas Metso oferecem uma ferramenta eficiente para melhorar essas capacidades. Eles permitem que os clientes estejam melhor preparados para as paradas programadas e aumentem a disponibilidade e confiabilidade dos seus dispositivos de campo a longo prazo.
"As informações dos sistemas de gerenciamento de ativos e manutenção normalmente ficam desatualizadas devido às ações de manutenção e modificações realizadas ao longo dos anos. No entanto, as informações corretas são fundamentais ao planejar quaisquer ações de manutenção, melhorias de processo ou paradas programadas futuras com milhares de dispositivos de campo", aponta Hassinen. "Através dos Serviços de Gerenciamento de Bases Instaladas da Metso, é possível ter uma melhor compreensão da base instalada e de suas necessidades de serviço. Essas informações são de grande valor para nossos clientes para o planejamento das atualizações, substituições e manutenções".
Com base na criticalidade do processo e dispositivos, e nas necessidades de disponibilidade e confiabilidade do cliente, a Metso desenvolve uma proposta abrangente com roteiros de desenvolvimento de curto e longo prazos. Essas informações ajudam a evitar surpresas e asseguram a disponibilidade dos materiais e recursos corretos durante e entre as paradas programadas.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025